Modernidade e globalização neoliberal: a “nova” condição do trabalho e dos trabalhadores no contexto da mentalidade de curto prazo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16i2p211-225Palavras-chave:
Modernidade, Globalização, Trabalho, Instabilidade.Resumo
O presente artigo procura refletir sobre a atual condição do trabalho, a partir da análise da dinâmica de vida que a modernidade nos oferece – analisaremos o tipo de projeto que vem influenciando a formação de nossa subjetividade, nossa interação e nossa organização social, bem como o direcionamento de nossas ações. Busca-se, sob um prisma histórico, mostrar as causas e consequências que o processo de modernização teve no desenvolvimento situacional do trabalho e do trabalhador na contemporaneidade. Na condição de instâncias desse desenvolvimento, a globalização e o neoliberalismo são tomados, pois, como objetos privilegiados de investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.