As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p35-46Palavras-chave:
Trabalho educacional, Clínica da atividade, Ergonomia da atividade, Interacionismo sociodiscursivo.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas no grupo ALTER-CNPq (LAEL – PUC-SP), destacando nossas contribuições a partir do Interacionismo Sociodiscursivo, da clínica da atividade e da ergonomia da atividade dos profissionais da educação, visando à construção de uma proposta nossa de análise das situações de trabalho educacional, a partir de alguns aspectos dessas teorias e de teorias coerentes entre si. Para tanto, traçaremos um breve histórico da evolução de nosso grupo de pesquisa e suas relações com as linhas teóricas já mencionadas; apresentaremos os pressupostos teóricos gerais em que nos apoiamos, assim como os autores que nos servem de base; exporemos nossos procedimentos de análise e os resultados que temos obtido; e, finalmente, discutiremos as contribuições de nosso trabalho, bem como as dificuldades que encontramos.
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