Organização do trabalho, prazer e sofrimento de docentes públicos federais

Autores

  • Graziele Alves Amaral Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)
  • Amanda Leal Borges Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)
  • Ana Paula de Melo Juiz Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i1p15-28

Palavras-chave:

Trabalho docente, Psicodinâmica do trabalho, Prazer e sofrimento no trabalho

Resumo

O panorama de crescimento nos últimos anos de números de vagas e de professores do ensino superior aponta para a necessidade de maior atenção à qualidade do ensino e à saúde no trabalho dos docentes. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou compreender a relação entre organização do trabalho e as vivências de prazer e sofrimento de docentes de um campus de interior de uma universidade federal a partir da análise psicodinâmica do trabalho. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se demonstração de prazer no trabalho por meio de atividades de ensino e pesquisa e do relacionamento com os alunos. As vivências de sofrimento referem-se às situações de conflitos interpessoais e à falta de infraestrutura e sobrecarga no trabalho. Por vezes esses sofrimentos puderam ter um destino criativo, através da mobilização da inteligência prática, da autonomia e da satisfação sublimatória propiciada pelo significado do fazer docente.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziele Alves Amaral, Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

    Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, DF. Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, regional Jataí.

  • Amanda Leal Borges, Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

    Analista de recursos humanos na Lacel Laticínios Ceres, Goiânia, GO. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, regional Jataí.

  • Ana Paula de Melo Juiz, Universidade Federal de Goiás (Jataí, GO)

    Support worker no Hales Group, Inglaterra. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás, regional Jataí.

Referências

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Amaral, G. A., Borges, A. L., & Juiz, A. P. de M. (2017). Organização do trabalho, prazer e sofrimento de docentes públicos federais. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 20(1), 15-28. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i1p15-28