Entre prazeres e sofrimentos

vivências subjetivas de trabalhadoras sexuais em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p181-195

Palavras-chave:

Trabalho sexual, Psicologia sócio-histórica, Psicodinâmica do trabalho

Resumo

A pesquisa, fundamentada na articulação da psicologia sócio-histórica e da psicodinâmica do trabalho, buscou compreender aspectos da subjetividade de trabalhadoras sexuais na cidade de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou, para obtenção de dados, entrevistas semidirigidas. Participaram quatro trabalhadoras sexuais e uma extrabalhadora sexual que lidera uma ONG de acolhimento a trabalhadoras sexuais. A análise do material se deu por meio da identificação de núcleos de significação. Buscou-se contextualizar os aspectos subjetivos obtidos pelas entrevistas com uma perspectiva histórica, social e cultural. A articulação entre significados e sentidos aponta para aspectos de prazer e sofrimento no trabalho sexual. Os resultados indicaram que as trabalhadoras sexuais são socialmente subalternizadas e alvo de diferentes preconceitos. Permanecem, assim, à margem da sociedade. As trabalhadoras apontaram que as vivências de prazer e sofrimento não se associam unicamente à prática sexual, mas, também, ao relacionamento com os colegas, ao ambiente em que a atividade é exercida e a diversas situações relacionadas à organização do trabalho sexual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arilson Pereira da Silva, Universidade São Judas Tadeu

    Psicólogo, professor da Universidade São Judas Tadeu, mestre em Psicologia Social pela Universidade São Marcos, doutor em Psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Carla Raniele de Carvalho Santos, Universidade São Judas Tadeu

    Psicóloga pela Universidade São Judas Tadeu.

  • Mônica Gurjão Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

    Psicóloga pela Universidade São Judas Tadeu, professora na Fundação Santo André, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Referências

Downloads

Publicado

2018-09-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, A. P. da, Santos, C. R. de C., & Carvalho, M. G. (2018). Entre prazeres e sofrimentos: vivências subjetivas de trabalhadoras sexuais em São Paulo. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 21(2), 181-195. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p181-195