As guloseimas canibais de Bataille
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i18p96-107Palavras-chave:
Bataille, Transgressão, Prazer, Corpo, Alimento.Resumo
O livro de Georges Bataille, História do olho, transgride, por meio de seu conteúdo, a calmaria, o tédio e o automatismo do cotidiano, com sua falta de ousadia e prazer. Além disso, a própria estrutura do romance é extremamente poética, o que o coloca no limite entre os dois gêneros, como escreveu Roland Barthes, transgredindo, por sua vez, a forma com que os romances são habitualmente escritos. Outras transgressões se solidificam por conta do comportamento do narrador e da adolescente Simone, que rompem com as barreiras impostas por autoridades ou pudores sociais. A relação entre ovo e olho é significativa no decorrer do livro e os dois passam a se misturar, numa afinidade simbiótica. A similaridade sonora que possuem se transforma em uma similaridade semântica. Com isso, os usos e as funções entre os dois objetos também se alternam: uma parte do corpo humano pode ocupar o lugar de um alimento e vice-versa. Os limites entre ver e comer também são forçados. O presente artigo analisará as relações estabelecidas entre o alimento, representado no livro pelo ovo, os prazeres do corpo e a linguagem poética e transgressora do livro.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.
BARTHES, Roland. “A metáfora do olho”. In: BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CAMPOS, Augusto de. Viva vaia: poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.
LEIRIS, Michel. “Nos tempos de Lord Auch”. In: BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
MORAES, Eliane Robert. “Um olho sem rosto”. In: BATAILLE, Georges. História do olho. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
REVISTAS USP, ENTREVISTA DE AUGUSTO DE CAMPOS À REVISTA MAGMA. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/magma/article/viewFile/48466/52326. Acesso em: 20 fev 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).