Silêncios prEscritos: Estudos de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i29p218-220Palavras-chave:
Literatura brasileira, Literatura de autoria feminina, Literatura afrobrasileiraResumo
O livro Silêncios prEscritos: Estudos de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006) (2019) de Fernanda R. Miranda propõe a criação de um corpus de narrativas de autoras negras brasileiras com o intuito de combater o silenciamento imposto as autoras e suas obras, discutindo noções de literatura brasileira e literatura negra, bem como de colonialidade e resistência. A partir do estudo de 8 romances, e de seus paralelos, baseado em extensa bibliografia crítica, o livro de Miranda abre novos caminhos de leitura e análise literária.
Downloads
Referências
ASSIS, Eduardo de. “Por um conceito de literatura afro-brasileira”. Portal Literafro, Abr. 2020.
Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/148-eduardo-de-assis-duarte-por-um-conceito-de-literatura-afro-brasileira. Acesso em 30 jun 2020.
QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina”. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em 30 jun 2020.
MIRANDA, Fernanda. R. Carolina Maria de Jesus: literatura e cidade em dissenso. São Paulo: Editora da Cidade, 2017.
MIRANDA, Fernanda. R. Míriade 290: O que Pode a Escrita. São Paulo: Annablume Editora, 2009.
MIRANDA, Fernanda. R. Silêncios prEscritos: Estudos de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006). Rio de Janeiro: Malê, 2019.
SAGGESE, G. S. R., et.al, organizadores. Marcadores sociais da diferença: gênero, sexualidade, raça e classe em uma perspectiva antropológica. São Paulo: Terceiro Nome; Editora Gramma, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Teresa Espallargas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).