A poética do convívio nos escritos sobre poesia de Natalia Ginzburg
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i33p46-63Palavras-chave:
Literatura italiana, Século XX, Representação literária , Crítica LiteráriaResumo
Nas décadas de 1970 e 1980, a escritora italiana Natalia Ginzburg colaborou assiduamente para jornais italianos, como o Corriere della Sera e o La Stampa, com textos sobre literatura e cinema, além de ensaios com reflexões sobre as condições sociais, morais e políticas daquele período. Neste artigo, propomos, inicialmente, uma articulação entre as concepções de Ginzburg relativas à sociedade e à conduta humana e a forma como ela percebia as transformações nos modos de representar ficcionalmente a realidade. Em seguida, apresentamos fragmentos de seus artigos de crítica literária, destacando os seus critérios de leitura e como estes garantiam um desdobramento ético aos mecanismos de composição de um texto literário. Esse percurso nos permite interpretar que a crítica cultural de Ginzburg tem como base um pensamento relacional, isto é, é composta pelo trânsito entre as especificidades das obras comentadas, a condição humana e os modos como a arte consegue representar poeticamente a realidade. Com isso buscamos salientar que a noção de poesia da escritora envolve a conjugação de elementos opostos e garante importância extrema à força de transmissão de uma obra literária.
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