Historicidade – contínuo/descontínuo dança-história na poesia sufi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p152-166Palavras-chave:
Historicidade, Alteridade, Teorias da História, Tradução de poesia mística, Metaforização corporal, OrientalismoResumo
O artigo aborda o sentido da historicidade/alteridade em Henri Meschonnic em relação a algumas teorias da História que se constelam na perspectiva de um estudo sobre a tradução do aspecto dançante na poesia do místico sufi Jalal Uddin Rumi, do século XIII.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de história”. In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet, prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.
BRAUDEL, Fernand. “História e ciências sociais. A longa duração”. In: Revista de História, São Paulo, v. XXX, Ano XVI, abr./jun. 1965. Tradução de Ana Maria de Almeida Camargo. Artigo originalmente publicado in Annales E. S. C., n. 4, out./dez. 1958.
DILTHEY, Wilhelm. El Mundo Histórico. Traducción de Eugenio Ímaz. México: Fondo de Cultura Económica, 1944.
DILTHEY, Wilhelm. Psicologia y Teoria del Conocimiento. Traducción de Eugenio Ímaz. México: Fondo de Cultura Económica, 1945.
DILTHEY, Wilhelm. Introduccion a las Ciências del Espiritu. Traducción de Eugenio Ímaz. México: Fondo de Cultura Económica, 1949.
FERRÍN, Emilio Gonzalez. As Origens Culturais do Cristianismo e do Islamismo. Paulo: Paulus, 2018.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2003.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
HARTOG, François. El espejo de Herodoto. Ensayos sobre la representación del outro. Traducción de Daniel Zadunaisky. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2002, p. 205.
HEGEL, George Wilhelm Friedrich. Enciclopedia de las ciencias filosóficas en compendio. [1819]. Traducción de Ramón Valles Plana. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971, p. 157.
HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. Braga: Editora Ulisseia, 1996.
KOSELLECK, Heinhart. Futuro-Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução do original alemão de Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006.
KOSELLECK, Heinhart. Los estratos del tiempo. Estudios sobre la história. Introducción de Elias Palti. Barcelona/ Buenos Aires/México: Ediciones Paidós/I.C.E. de la Universidad Autónoma de Barcelona, 2001.
LEWIS, Franklin Lewis. Rumi – Past and Present, East and West: The Life, Teachings, and Poetry of Jalâl al-Din Rumi. London: Oneworld, 2008.
LOPES y ROYO, Alessandra. ReConstructing and RePresenting dance: Exploring the dance/archaeology conjunction. Stanford: Stanford University, 2008.
MESCHONNIC, Henri. Critique du rythme: anthropologie historique du langage. Aude: Verdier, 1982, p. 97-98.
MESCHONNIC, Henri. Éthique et politique du traduire. Paris: Verdier, 2007, p. 35-68.
MESCHONNIC, Henri. Poética do traduzir, não tradutologia. Três traduções interlinguais por: Márcio Weber de Faria (espanhol), Levi F. Araújo (inglês), Eduardo Domingues (português). Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009, p. 9.
RIBEIRO, Naiara. “A morfologia histórica de Johan Huizinga e o caráter pragmático do passado”. In: História da Historiografia, Ouro Preto, v. 3, n. 4, jun. 2010, p. 234-254.
SCHOLEM, Gershem. A Cabala e seu Simbolismo. Tradução de Hans Borger e Jacob Guinsburg. São Paulo, Perspectiva, 1988, p. 21-22.
SELLS, Michael. “Introduction”. In: Mystical languages of unsaying. London: University of Chicago Press, 1994, p. 1-15.
VERNANT, Jean Pierre. “O sujeito trágico: historicidade e trans-historicidade”. In: VERNANT, J. P.; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Brasiliense, 1991, p. 85-96.
WHITE, Hayden. “Teoria literária e escrita da História”. In: Estudos Históricos, Rio de janeiro, v. 7, n. 13, 1991, p. 21-48.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).