Ritmos sem número: encontros entre Henri Meschonnic e Samuel Beckett

Autores

  • André Goldfeder Sem Registro de Afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p68-94

Palavras-chave:

Henri Meschonnic, Samuel Beckett, Ritmo

Resumo

O artigo discute afinidades e relações oblíquas entre Henri Meschonnic e Samuel Beckett, a partir de um percurso analítico por textos da coletânea Têtes-mortes (1972) representativa da ficção beckettiana tardia. Para tanto, mobiliza discussões de Meschonnic em torno das questões do ritmo, da significância, do sujeito e da “modernidade da modernidade” e aponta diálogos e contrastes entre leituras de obras de Beckett por Meschonnic, Wolfgang Iser e Theodor Adorno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Goldfeder, Sem Registro de Afiliação

    Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, realizou pós-doutorado em Teoria Literária junto ao IEL/UNICAMP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. O poder soberano e a vida nua – I. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

AGAMBEN, Giorgio. “O Fim do Poema”. Cacto n.1 (2002): 142-148.

ADORNO, ADORNO, Theodor. “Trying to understand endgame”. New German Critique, n. 26, p. 119-150, primavera-outono, 1982.

ADORNO, ADORNO, Theodor. Aesthetic theory. Londres/ Nova York: Continuum, 1997.

ANDRADE, Fábio de Souza. “Prefácio”. In: BECKETT, Samuel. O despovoador; Mal visto mal dito. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BECKETT, Samuel. Têtes-mortes. Paris: Les Éditions de Minuit,1972.

BECKETT, Samuel. Molloy. 2a ed. Paris: Les Éditions de Minuit, 1982.

BECKETT, Samuel. Samuel Beckett: the complete short prose – 1929–1989. Nova York: Grove Press, 1995.

BECKETT, Samuel. Nowhow on. Nova York: Grove Press, 1996.

BECKETT, Samuel. Companhia e outros textos. Trad. Ana Helena Souza. São Paulo: Editora Globo, 2012.

BECKETT, Samuel. Pour en finir encore et autres foirades. Paris: Les Éditions de Minuit, 2013.

BECKETT, Samuel. Comment c’est. Paris: Les Éditions de Minuit, 2015.

BECKETT, Samuel. L’image, Paris: Les Éditions de Minuit, 2018.

BENVENISTE, Émile. “A noção de ‘ritmo’ em sua expressão linguística”. Problemas de linguística geral I. Pontes Editores: São Paulo, 2005.

BOURASSA, Lucie. Henri Meschonnic. Pour une poétique du rythme. Paris: Bertrand-Lacoste, 1997.

BRATER, Enoch. The Drama in the Text: Beckett's Late Fiction. Oxford: Oxford University Press, 1994.

BRUYN, Ben de. Wolfgang Iser. A companion. Berlim: De Grutyer, 2012.

CASELLI, Claudia. Beckett’s Dantes. Intertextuality in the fiction and criticism. Manchester: Palgrave, 2005. Michigan: University of Michigan Press, 2013.

COHN, Ruby. Back to Beckett. Princeton: Princeton University Press, 1973.

COHN, Ruby. A Beckett canon. Michigan: University of Michigan Press, 2010.

CONNOR, Steven. Beckett, Modernism and the Material Imagination. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

CUNNINGHAM, David. “Asceticism against colour, or modernism, abstraction and the lateness of Beckett”. New Formations n. 55, pp. 104-119, 2005.

DEGUY, Michel. “JE – TU – IL”. RABATÉ, D.; DE SERMET, J.; VADÉ, Y. (orgs.). Le Sujet lyrique en question. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 1996. GATTI, Luciano. “Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama”. Kriterion, nº 130, p. 577-596, 2014.

GOLDFEDER, André. “El cubo y el azul. Ecos y huecos de poesía en Sans/Lessness”. Beckettiana n. 20, Buenos Aires. 2024 (no prelo).

GOLDFEDER, André. “Dois não cubos. Aproximações a Sans a partir de Le cube et le visage”. Literatura e sociedade (número por definir), São Paulo, 2024a (no prelo).

ISER, Wolfgang. The implied reader. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1975.

ISER, Wolfgang. “Os atos de fingir ou o que é fictício no ficcional”. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes: vol. II. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013.

LARRUE, Jean-Marc. “Théatre et intermedialité: une rencontre tardive”. Intermedialités, Montreal, n. 12, p. 13-29, 2009.

KNOLWSON, James. Damned to fame: the life of Samuel Beckett. Londres: Bloomsbury, 1997.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MANIGLIER, Patrice. “Surdétermination et duplicité des signes: de Saussure à Freud”. Savoirs et Clinique. Paris, n. 6, p. 149-160, 2005.

MESCHONNIC, Henri. Critique du rythme. Anthropologie historique du langage. Paris: Verdier, 1982.

MESCHONNIC, Henri. Les états de la poétique. Paris: PUF, 1985.

MESCHONNIC, Henri.(1985a), “Mallarmé au-delà du silence”. in MALLARMÉ, S. Écrits sur le livre. Paris, Éditions de l’Éclat, 1985a.

MESCHONNIC, Henri.Poética do traduzir. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MESCHONNIC, Henri.Linguagem, ritmo e vida. Tradução de Cristiano Florentino. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.

MESCHONNIC, Henri. Modernidade, modernidade. São Paulo: Edusp, 2017.

MESCHONNIC, Henri. “Para sair do pós-moderno”. In: MARTINS, M. S. (org.) Henri Meschonnic: Ritmo, Historicidade e a Proposta de uma Teoria Crítica da Linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2022.

MESCHONNIC, Henri. Linguagem, história uma mesma teoria (excertos). In: MARTINS, M. S. (org.) Henri Meschonnic: Ritmo, Historicidade e a Proposta de uma Teoria Crítica da Linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2022a.

PERLOFF, Marjorie. “‘The space of a door. Beckett and the poetry of absence”. In: The Poetics of Indeterminacy. Rimbaud to Cage. Evanston: Northwestern University Press, 1999.

RABINOVITZ, Rubin. “‘Molloy' and the archetypal traveller”. Journal of Beckett Studies. Endimburgo, n. 5. pp. 25-44, 1979.

SHAKESPEARE, William. Rei Lear. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

2023-01-15

Dados de financiamento

Como Citar

Goldfeder, A. (2023). Ritmos sem número: encontros entre Henri Meschonnic e Samuel Beckett. Revista Criação & Crítica, 37, 68-94. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p68-94