Revista Crioula prorroga chamada para o dossiê n. 34°: “Centenário de Amílcar Cabral: a libertação nacional nas literaturas de língua portuguesa”
Dossiê receberá submissões até 30 de setembro de 2024.
No âmbito das comemorações dos 100 anos de Amílcar Cabral, a Revista convida pesquisadores do Brasil e do exterior a participarem do dossiê n. 34°: “Centenário de Amílcar Cabral: a libertação nacional nas literaturas de língua portuguesa”. Nas últimas décadas, o pensamento metodológico desse importante militante pela independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde tem influenciado uma diversidade de discussões ao redor do mundo, principalmente no Brasil e nos países africanos de língua oficial portuguesa.
Tendo isso em vista, a Revista Crioula pretende refletir de qual maneira a obra de Cabral pode ser articulada com as literaturas de língua portuguesa. O dossiê pretende explorar as relações entre literatura, educação e cultura na luta pela libertação. Desse modo, será construído um cenário histórico e social de como a literatura pode ser utilizada como uma arma durante o processo de “descolonização das mentes” — de acordo com os termos de Cabral.
A Revista Crioula é uma publicação científica dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, em circulação desde 2007 e com classificação A4 do Qualis Periódicos da Capes. A revista aceita colaborações inéditas enviadas por alunos matriculados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu e alunos egressos, com título de mestre e/ou doutor.
Mais informações sobre as normas de submissão, acesse https://www.revistas.usp.br/crioula/about/submissions