Notícias

Revista Crioula prorroga chamada para o dossiê n. 34°: “Centenário de Amílcar Cabral: a libertação nacional nas literaturas de língua portuguesa”

2024-09-11
Revista Crioula prorroga a  chamada para o dossiê n. 34°: “Centenário de Amílcar Cabral: a libertação nacional nas literaturas de língua portuguesa”

Dossiê receberá submissões até 30 de setembro de 2024.

Saiba mais sobre Revista Crioula prorroga chamada para o dossiê n. 34°: “Centenário de Amílcar Cabral: a libertação nacional nas literaturas de língua portuguesa”

Edição Atual

n. 32 (2023): Jorge Amado: para além dos 90 anos de publicação
					Visualizar n. 32 (2023): Jorge Amado: para além dos 90 anos de publicação

Sem sombras de dúvidas, o escritor Jorge Amado representa uma figura monumental na literatura brasileira, cuja obra exerceu influência profunda e duradoura na construção da identidade cultural nacional, sobretudo através de um olhar para identidades à margem. Sendo assim, ao longo de sua prolífica carreira, Amado capturou com maestria as nuances, os dilemas e a rica tapeçaria social do nordeste brasileiro, apresentando essa região ao mundo com uma visão vibrante e autêntica da vida. São muitos seus personagens icónicos que ultrapassaram as páginas dos livros e se imortalizaram em outras mídias, como a televisão, a música e o teatro. Estes mesmos personagens que se tornaram parte da identidade brasileira.


Neste contexto, a necessidade de retomar e estudar os textos de Jorge Amado torna-se imperativa para qualquer pessoa interessada em compreender a profundidade e a diversidade da sociedade brasileira, bem como em refletir sobre questões de classe, raça, religião e identidade nacional. E é com essa intenção que celebramos o número 32 da Revista Crioula, cujo o dossiê temático se intitula “Jorge Amado: para além dos 90 anos de publicação”. Trazemos uma edição com valiosos textos que pulsam história, cultura e reflexão sobre os desafios do passado e do presente no Brasil. Dessa forma, através da lente literária (e aqui teórica) de Amado, somos convidados a explorar temas atemporais, ainda que enraizados em contextos específicos. Assim, desejamos uma excelente leitura dos artigos que compõe o referido dossiê, bem como dos outros textos que fazem parte do número. 


Com afeto,
Comissão editorial e organizadores do número.

 

Publicado: 2023-12-29

Edição completa

Dossiê n. 32: Jorge Amado: para além dos 90 anos de publicação

Editorial

Resenhas

Poesia, Contos e outras Prosas

Ver Todas as Edições