Representações e apropriações nas sagas fantásticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.119400Palavras-chave:
sagas Fantásticas, apropriação, representações, formação de leitores, Roger Chartier.Resumo
Nesse trabalho, pretendemos relacionar os estudos de Chartier com o conceito de saga fantástica. Relacionamos as sagas fantásticas com conceitos de Representação e Apropriação desenvolvidos por Chartier. Ao final do trabalho comprovamos que as sagas fantásticas e sua popularidade podem ser relacionadas com os estudos de Roger Chartier e auxiliam na melhor compreensão do fenômeno.
Downloads
Referências
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador; tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo : UNESP/IMESP, 1999.
CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Brasília: UNB, 1994.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. A psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Penso, 2011.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1996.
GARCIA RIVERA, Glória. Paracosmos: las regiones de la imaginación (los mundos imaginarios en los géneros de Fantasía, Ciencia Ficción y Horror: nuevos conceptos y métodos). Primeras noticias. Revista de literatura, n. 207, 2004 p. 61-70.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LUSTOSA, Isabel. Conversa com Roger Chartier. Disponível em: http://observatorio daimprensa.com.br/diretorio-academico/conversa-com-roger-chartier/ Acesso em: 05 Jan. 2016.
MARTIN, George R. R. A Guerra dos Tronos: As crônicas de gelo e fogo. Tradução de Jorge Candeias. São Paulo: Leya, 2010
MARTOS NÚÑEZ, Eloy. Hipertexto, cultura midiática e literaturas populares: o auge das sagas fantásticas. In: RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Coord.). Questões de leitura no hipertexto. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007. p. 50-63.
MARTOS GARCIA, Alberto. Introducción al mundo de las sagas. Badajoz: Universidade de Extremadura, 2009
MARTOS GARCIA, Alberto. Os jovens diante das telas: novos conteúdos e novas linguagens para a educação literária. In: RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Coord.). Questões de literatura na tela. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011. p.13-36.
PELEGRINE, Camila. Sombras do Medo. São Paulo: Arwen, 2015.
PETIT, Michèle. Os Jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.
ROCHA, João Cezar de Castro (Coord.). Roger Chartier: a força das representações: história e ficção. Chapecó: Argos, 2013. 291 p.
WHITEHEAD, Adam. Um mundo incerto: história e contagem de tempo em Westeros. In: LOWDER, James (Org.). Além da Muralha: explorando o universo de As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin. Tradução Márcia Blasques. São Paulo: Leya, 2015. p. 61-70.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Crioula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.