Amor e erotismo na obra Do desejo, de Hilda Hilst
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.162933Palavras-chave:
Erotismo, Literatura Brasileira, Hilda Hilst, Do desejoResumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre os temas do amor e do erotismo na obra Do desejo, da escritora brasileira Hilda Hilst, publicada em 1992. Na referida coletânea de poemas, vislumbra-se a voz da poeta e da mulher, que reivindica sua posição como sujeito de seu próprio corpo e de seu próprio discurso, em um movimento transgressor da linguagem.
Downloads
Referências
AMORIM, Fabiana Brandão Silva. O erotismo e sua inscrição política na poesia de Hilda Hilst e Teresa Calderón. In: DUARTE, Constância Lima; RAVETTI, Graciela; ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Gênero e representação em literaturas de línguas românicas. Belo Horizonte: Pós-graduação em Letras/Estudos literários: UFMG, 2002. (Coleção Mulher e Literatura, v. 5.)
BORGES, Luciana. Pornografia, coisa de mulher: identidades, gênero e autoria feminina em Hilda Hilst. In: SEMINÁRIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHER E LITERATURA – ANPOLL, 2., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Lidador, 2005.
CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA. Hilda Hilst. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n. 8, out. 1999.
COELHO, Nelly Novaes. A poesia obscura/luminosa de Hilda Hilst e A metamorfose de nossa época. In: ______. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993.
HILST, Hilda. Do desejo. Rio de Janeiro: Globo, 2004.
QUEIROZ, Vera. Hilda Hilst e a arquitetura de escombros. In: Pactos do viver e do escrever: o feminino na literatura brasileira. Fortaleza: 7 Sóis, 2004.
QUEIROZ, Vera. Hilda Hilst: três leituras. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.