A discursivização semiótica do ódio em Sem-Pernas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2023.215080Palavras-chave:
Semiótica, Capitães da Areia, Jorge Amado, ÓdioResumo
O artigo trata de uma aplicação teórico-metodológica dos procedimentos da Semiótica greimasiana para compreensão da paixão do ódio em Sem-Pernas, personagem do romance Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado. Busca-se mostrar como essa paixão está imbricada em uma forte necessidade societária, parental e afetiva do outro. Resultados revelam que os desdobramentos passionais em exame nos sugerem uma ânsia pela tragédia, indutora do autoextermínio do menino em situação de rua.
Downloads
Referências
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 [1937].
DUARTE, Eduardo Assis. Jorge Amado: romance em tempo de utopia. Rio de Janeiro: Record; Natal: EDUFRN, 1996.
FIORIN, José Luiz. Semiótica das paixões: o ressentimento. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, v.51, n.1, p. 9-22, 2007.
FONTANILLE, Jacques. Sémiotique des passions. In: HÉNAULT, Anne. (Org.). Questions de sémiotique. Paris: PUF, 2002. p. 601-637.
FONTANILLE, Jacques. A conversão mítico-passional. In: LARA, Glaucia M. P.; MACHADO, I. L; EMEDIATO, Wander (Orgs.). Análises do Discurso Hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 93-120, 2008.
FONTANILLE, Jacques. Colère. In: DITCHE, E. R.; FONTANILLE, J.; LOMBARDO, P. Dictionnaire des passions littéraires. França: Belin, 2005.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. (Trad. Dilson Ferreira da Cruz). São Paulo: EDUSP, 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. São Paulo: Ática, 1993.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: A crítica e o modernismo. São Paulo: Duas cidades/Editora 34, 2000.
UCHOA, Pablo. ‘Capitães da Areia’: o dia em que o Estado Novo queimou um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
BBC Brasil, Londres, 25 nov. 2017. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41969983>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leandro Lima Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.