Chamada para artigos: v. 16, n. 32 (segundo semestre de 2024): SURREALISMOS EM PORTUGUÊS

2024-01-24

Organizadores: Ana Cristina Joaquim (TL/UNICAMP), Annie Gisele Fernandes (DLCV/USP), Lúcia Evangelista (CLEPUL/UL), Rui Sousa (CLEPUL/UL)

 

Em 1924, publicou-se o Manifesto do Surrealismo, de autoria de André Breton, que lançaria a proposta pluralmente revolucionária daquela que pode ser considerada a última das vanguardas históricas. Na esteira da psicanálise, Breton (1985, p. 58) definia deste modo a prática dessa revolução ético-epistemológica sem precedentes: “SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral”.

Com o objetivo de celebrar os 100 anos deste primeiro Manifesto do Surrealismo,  e tendo em vista a larga repercussão que esta vanguarda teve em Portugal a partir do fim dos anos quarenta, a proposta do presente número da Revista Desassossego é reunir artigos que se debrucem sobre a imensa diversidade de manifestações artísticas e literárias que o Surrealismo promoveu em Portugal, atentando na primeira e na segunda formação dos grupos, e ainda, após a dissolução destes, nos trajetos percorridos individualmente por personalidades como Mário Cesariny de Vasconcelos, Artur do Cruzeiro Seixas, Isabel Meyrelles, Alexandre O’Neill, etc.

Serão ainda consideradas reflexões que se dediquem a pensar o contexto surrealista português num escopo que abrange questões como o Dimensionismo de António Pedro, a vocação antológica de Natália Correia, o Grupo do Café Gelo, o diálogo com os grupos internacionais (no caso do Brasil, com nomes como Murilo Mendes, Jorge de Lima, Maria Martins, Roberto Piva, Claudio Willer, Sérgio Lima), bem como a especificidade do Abjeccionismo.

Dentro deste dossiê temático acerca dos Surrealismos em Português haverá um espaço reservado à obra de Manuel de Castro, surrealista da segunda geração portuguesa, que foi homenageado na Jornada Manuel de Castro, realizada em novembro de 2021, na Universidade de Lisboa. Convidamos especialmente os participantes do evento e demais pesquisadores da obra do autor a submeter seus textos ao nosso sistema de avaliação.

Além do dossiê temático, a Revista Desassossego conta com a recepção de texto em fluxo contínuo para a seção VÁRIA, para a qual recebemos artigos científicos relacionados à literatura e cultura portuguesas; e a seção OUTROS DESASSOSSEGOS, na qual publicamos textos poéticos e autorais inéditos enviados por nossos leitores. Ainda podem ser publicadas RESENHAS de livros editados nos últimos cinco anos ou ENTREVISTAS com nomes relevantes para a temática da revista.

 

PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos, resenhas e entrevistas relacionadas ao dossiê temático Surrealismos em Portuguêsserão recebidos impreterivelmente até 1 de julho de 2024. A publicação está prevista para dezembro de 2024.

 

Referências:

BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Trad. Luiz Forbes. São Paulo: Brasiliense, 1985.