Vamos de mãos dadas: Drummond leitor de Camões em A Paixão Medida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i20p224-233Palavras-chave:
Luiz Vaz de Camões, Carlos Drummond de Andrade, Estética da recepção, Poesia em língua portuguesa, História da literaturaResumo
Neste artigo, apresento uma interpretação de alguns poemas do livro A paixão medida, de Carlos Drummond de Andrade, tendo em vista seu intertexto com a poesia de Luiz Vaz de Camões. Tratam-se de oito poemas dispostos no livro do poeta brasileiro que podem ser lidos como suporte fundamental à investigação de Drummond acerca da literatura como presença de vida após a morte: evocando Camões em forma, tom e em tópicos, explicitando a recepção do poeta lusitano na extensão dos versos, Drummond trabalha para viver além da vida, tema presente na totalidade do livro citado bem como nos temas dos poemas aqui elencados. Tal estratégia reflete parâmetros da estética da recepção conforme organizados por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida. Rio de Janeiro: Record, 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 2002.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1978.
INGARDEN, Roman. A obra de arte literária. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1973.
ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: LIMA, Luiz Costa (org.). A literatura e o leitor. Textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Tradução de Luis Costa Lima, p. 83-132.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994. Tradução de Sérgio Tellaroli.
MALLARMÉ, Stéphane. Tombeau De Paul Verlaine. Disponível em http://poetryx.com/poetry/poems/8776. Acesso em 10/08/2018.
SANCHEZ NETO, Miguel. A riqueza do vocábulo. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 7-15.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Drummond, o gauche no tempo. Rio de Janeiro: Lia; Instituto Nacional do Livro, 1972.
ZILBERMANN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniel Soares Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.