Lembro, logo existo: uma leitura de Fazes-me falta, de Inês Pedrosa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v17i33p266-285Palabras clave:
Memória, Morte, Polifonia, Inês Pedrosa, Fazes-me faltaResumen
Este trabalho apresenta um recorte acerca da exploração dos jogos da memória no romance Fazes-me falta (2010), da autora portuguesa Inês Pedrosa. Parte-se do princípio de que, entre as ações, aparentemente, antagônicas de recordar e olvidar, as personagens empreendem uma verdadeira viagem para dentro de si mesmas, num processo dialógico de busca por autoconhecimento e definição do lugar do outro em suas vidas. Nesse sentido, os laços afetivos do casal protagonista da obra precisam ser reconstruídos e reconfigurados diante da morte de um deles. As vozes alternadas, ora da mulher, ora do homem, grafam essas tentativas discursivas, cuja aposta é a diversidade complementar ao processo de lembrar e esquecer. Para acompanhar este percurso complexo de vozes e desejos, usamos o conceito de polifonia de Bakhtin (2008), bem como as definições acerca da memória e do esquecimento de Bergson (1999), Ricoeur (2007) e Le Goff (2003).Descargas
Referencias
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
BAKHTIN. Questões de literatura e estética. A teoria do romance. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002.
BERGSON, Henry. Matéria e memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1993.
CAMÕES, Luís de. Lírica completa II. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1980.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
PEDROSA, Inês. Fazes-me falta. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Trad. Alain François. Campinas: Editora Unicamp, 2007.
SPONVILLE, André Comte. Pequeno tratado das grandes virtudes. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Eliade Rose Menezes Ramos de Oliveira , Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.