The islands of the unknown tales: "A morte de Julião" and "O Sr. Cristo"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i28p159-172Keywords:
José Saramago, Formative period, Short storiesAbstract
José Saramago’s first works, written by late 1940’s, reveal a young writer searching for a way of expression. After the novel "Terra do Pecado", two short stories were published in magazines, showing some characteristics that will unfold in his consecrated novels. Although these narrators and characters are not so deeply constructed, elements such as the restlessness towards the lack of something or the need to act to revert this absence are suggested in these texts and help to have a wider view of Saramago’s literature.Downloads
References
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1988.
COSTA, Horácio. José Saramago – o período formativo. Lisboa: Caminho, 1997.
REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Caminho, 1998.
SARAMAGO, José. “A morte de Julião”. Ver e crer, Lisboa, nº 39, p. 89-90, julho 1948.
SARAMAGO, José. “O Sr. Cristo”. In: Seara nova, Lisboa, n. 1158-59, p. 89-90, março 1950.
SARAMAGO, José. Folhas políticas (1976-1998). Lisboa: Caminho, 1999.
Downloads
Published
Versions
- 2022-12-01 (2)
- 2022-12-01 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Saulo Gomes Thimóteo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.