Memory, identity and alterity in a máquina de fazer espanhóis, by Valter Hugo Mãe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p182-196Keywords:
Contemporary literature, Valter Hugo Mãe, a máquina de fazer espanhóis, Dialogism, BakhtinAbstract
The paper explores the dialogical connections between memory, identity, and otherness in the poetic narrative of the novel a máquina de fazer espanhóis (2016), by Valter Hugo Mãe, drawing upon the concepts formulated by Mikhail Bakhtin (1895-1975). By adopting dialogism as the central analytical framework, the study investigates how historical relationships and memory are fundamental constituents in the elaboration of characters. Furthermore, dialogical interactions function as zones of tension and conflict, capable of generating the meaning of the text.
Downloads
References
ARNAULT, Ana Paula. Post-modernismo no romance português contemporâneo: fios de Ariadne – máscaras de Proteu. Coimbra: Livraria Almedina, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARTHES, Roland. “A morte do autor”. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BEZERRA, Paulo. “Polifonia”. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2020.
ÉSQUILO. Prometeu acorrentado: uma tragédia grega. Trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
FARACO, Carlos Alberto. “Autor e autoria”. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2020.
FOUCAULT, Michel. “O que é um autor”. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
MÃE, Valter Hugo. o nosso reino. Matosinhos: Quidnovi, 2004.
MÃE, Valter Hugo. o remorso de Baltazar Serapião. Matosinhos: Quidnovi, 2006.
MÃE, Valter Hugo. o apocalipse dos trabalhadores. Matosinhos: Quidnovi, 2008.
MÃE, Valter Hugo. a máquina de fazer espanhóis. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016.
MOURÃO, Luís. “Valter Hugo Mãe romancista: os anos de formação (2004-2010)”. In: NOGUEIRA, Carlos (org.). Nenhuma Palavra é exata: estudos sobre a obra de Valter Hugo Mãe. Porto: Porto Editora, 2016.
PESSOA, Fernando. “Tabacaria”. In: Poemas de Álvaro de Campos: obra poética IV. Porto Alegre: L&PM, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cristiane Corsini Lourenção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.