"Mete a tua pátria no cu"
o desmonte da imagem imperial portuguesa no conto "Capangala não responde"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i21p43-60Keywords:
Jorge de Sena, Os Grão-Capitães, Imperialism, CountryAbstract
The objective of this paper is to approach Jorge de Sena’s fictional text Os Grão-Capitães focusing on one of the short stories that compose it, entitled “Capangala não Responde”. We search for highlight the mechanisms which the author uses in his questioning of the portuguese imperial image, built and sustained by the Oliveira Salazar’s dictatorship, one of the main factors for the outbreak of war against the colonies in 1961. Thereby, Sena’s short story discuss and attack the idea of country, one of the dictatorship’s ideological basis in its justification of colonialism and repression. Thus, we intend to discuss the sequence of short stories that compose the book and the place occupied by “Capangala não Responde” in it, highlighting the relations that might be traced between this short story and the others.
Downloads
References
CABAÇO, José Luís de Oliveira. Moçambique: identidades, colonialismo e libertação. São Paulo, 2007. [Tese de Doutorado] 475p.
COUTO, Mia. Sombras da água: as areias do imperador: uma trilogia moçambicana. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
FAGUNDES, Francisco Cota. “Do amor fraterno e do realismo cinemático em ‘Os Irmãos’. In Metamorfoses do Amor: Estudos sobre a ficção breve de Jorge de Sena. Lisboa: Edições Salamandra, 1999. p.183-288.
FAGUNDES, Francisco Cota. “Eros na Ilha de Fascistas: ‘A Grã-Canária’ como paródia da Ilha dos Amores de Camões”. In Metamorfoses do Amor: Estudos sobre a ficção breve de Jorge de Sena. Lisboa: Edições Salamandra, 1999. p.149-182.
LIMA, Beatriz de Mendonça. “‘Capangala não responde’, de Jorge de Sena: A língua portuguesa em sintonia com o absurdo”. In: SANTOS, Gilda (org.), Boletim do SEPESP, vol. 6. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 1995. p.167-172.
ROMÃO, Márcio. “Jorge de Sena: um escritor em tempo de guerras”. In Metamorfoses vol. 8, 2007. p.159-169.
ROSAS, Fernando. Salazar e o poder: a arte de saber durar. Lisboa: Tinta-da-China, 2013.
SENA, Jorge de. Os Grão-Capitães – Uma sequência de contos. Lisboa: Edições 70, 1982.
SENA, Jorge de. “Camões dirige-se aos seus contemporâneos”. In Poesia II. Lisboa: Edições 70, 1987.
SOARES, Anthony. “The violent maintenance of the portuguese colonial identity and the search for a postcolonial one: literary images of Portugal as a colonial and postcolonial nation”. In Ellipsis. vol.4, 2006. p.79-97.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Lucas Laurentino Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.