Brasil Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v16i31p189-211Palabras clave:
Literatura portuguesa, Literatura pós-colonial, Identidade culturalResumen
Considerando o grande fluxo populacional entre Portugal e as ex-colônias portuguesas após o fim do domínio português sobre alguns territórios africanos, a existência de identidades complexas e conflituosas, como a dos retornados, acentuou-se na contemporaneidade. Tendo em perspectiva essa constatação, objetiva-se analisar a influência da colonização portuguesa, em África, na construção das identidades de Cartola e de Aquiles, personagens de Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida. No movimento de saída da colônia e ida à metrópole, acentuam-se crises ligadas ao pertencimento e à identidade à medida que se ilumina aspectos do imaginário colonial português. Para tanto, procede-se à leitura de autores que estabelecem a relação entre identidade, literatura e História, como Eduardo Lourenço e Margarida Calafate Ribeiro. Desse modo, observa-se que a condição de vida imposta aos retornados demarca uma epopeia às avessas, o que permite concluir que as marcas da exploração portuguesa se fincam além dos limites territoriais e demarcam territórios subjetivos.Descargas
Referencias
ALMEIDA, Djaimilia Pereira de. Luanda, Lisboa, Paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Glaucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
FANON, Frantz. Pele negra; máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EdUFBA, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2021.
LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade: psicanálise do destino português. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
LOURENÇO, Eduardo. Nós e a Europa ou as duas razões. Lisboa: Imprensa nacional-Casa da moeda, 1994.
MONTEIRO, Nuno Gonçalo; RAMOS, Rui; SOUSA, Bernardo Vasconcelos (coord.). História de Portugal. Lisboa: A esfera dos livros, 2009.
RIBEIRO, Margarida Calafete. Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismo. Porto: Edições Afrontamento, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Júlia Beralde Gonçalves, Rodrigo Valverde Denubila
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.