A RECEPÇÃO CRÍTICA DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v6i11p103-112Palabras clave:
Recepção crítica, José Saramago, Literatura PortuguesaResumen
Exame da recepção crítica do escritor português José Saramago por meio do levantamento de teses e dissertações já defendidas em universidades brasileiras, especialmente na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ao examinar tais produções críticas, pretende-se verificar quais obras do escritor luso são alvo de maiores estudos, quais as temáticas dominantes, o direcionamento teórico do estudo. A partir disso, será possível constatar como a produção ficcional de Saramago é recebida e analisada de forma crítica pelas universidades citadas.
Descargas
Referencias
ALVES, Francisco das Chagas Jacinto. “A construção duplicada em O homem duplicado”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010, 89 p.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Bernardini et al. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BORGES, Ana Paula Carraro. “Do santo ao homem: Francisco de Assis sob o olhar de Saramago”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008, 101 p.
FERREIRA, Priscila de Oliveira. “Ricardo Reis: ficção da ficção”. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, 145 p.
GOMES, Murilo de Assis Macedo. “Entre as trevas e a luz: o percurso labiríntico em Todos os nomes de José Saramago”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009, 135 p.
GONÇALVES NETO, Nefatalin. “A Ordem e o Caos: Plauto e José Saramago”. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010, 157 p.
KAWAMURA, Regina Cláudia. “O Ano da Morte de Ricardo Reis: o leitor no jogo da ficção”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009, 125 p.
KEPPLER, Carl F. The literature of the second self. Arizona: The University of Arizona Press, 1972.
LACERDA, Iraci Judite. “Personagens engajadas em sociedade de classes: uma leitura comparativa de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, e Levantado do Chão, de José Saramago”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007, 173 p.
LAITANO, Paloma Esteves. “As pequenas memórias na ficção de José Saramago: a recordação da infância como matéria literária”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009, 129 p.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 35. ed. rev. e atual. São Paulo: Cultrix, 2008.
NEDEL, Paulo Augusto. “O evangelho segundo o narrador: o papel do narrador em O evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago”. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006, 226 p.
RICHTER, Nanci Geroldo. “Os espaços infernais e labirínticos em Ensaio sobre a cegueira”. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007, 165 p.
RÖHRIG, Maiquel. “Alegorias do mundo em Saramago”. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011, 126 p.
SILVA, Angela Ignatti. “Tempo, espaço e autoconsciência: a construção da identidade em Ensaio sobre a Cegueira”. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008, 217 p.
TADIÉ, Jean Yves. A crítica literária no século XX. Trad. Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
TESCHE, Camila Carolina Pereira da Silva. “História e Poder: uma leitura de Levantado do Chão”. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007, 133 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Bruno Brizotto, Cecil Jeanine Albert Zinani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.