For a long time, we used to go to bed early: Proust, Barthes and Mário Cláudio against Sainte-Beuve
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v12i23p185-202Keywords:
Mário Cláudio, Gémeos, Contemporary Portuguese narrative, Roland Barthes, Marcel ProustAbstract
This article, based on Barthes’s reflections on “For a long time I used to go to bed early”, analyzes some peculiarities of the narrative voices present in the novel Gémeos, by Mário Cláudio. On the one hand, it attempts to demonstrate possible similarities between the Portuguese novelist’s book and the work of Proust. In contrast, it argues that Gémeos can be read as a text that steers away from the illusory logic of biographies – the same logic that is not only part of many traditional biographies and biographical novels, but is also assumed by biographisme, Sainte-Beuve’s critical method that was also criticized by Proust. Furthermore, the analysis includes an effort to demonstrate the relevance of Barthes's concept of the third form for the understanding of some specificities of Mário Cláudio's novel, in order to establish that it has the type of writing that, similarly to In Search of Lost Time, it fractures the limits between narration and argumentation.
Downloads
References
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2004.
BARTHES, Roland. “Durante muito tempo, fui dormir cedo”. In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. Prefácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Brasiliense, 1988.
CLARAC, Pierre. Introdução do editor francês. In: PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve: notas sobre crítica e literatura. Trad. Haroldo Ramanzini. São Paulo: Iluminuras, 1988.
CLÁUDIO, Mário. Gémeos. Lisboa: Dom Quixote, 2004.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
HUGHES, Robert. Goya. Trad. Tuca Magalhães. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve: notas sobre crítica e literatura. Trad. Haroldo Ramanzini. São Paulo: Iluminuras, 1988.
RAUDA, Jamis. Frida Khalo. Trad. Luiz de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
MUSEO NACIONAL DEL PRADO, Goya dedicada à pintura Saturno. 2019. Disponível em: http://www.museodelprado.es/goya-en-el-prado/obras/ficha/goya/saturno-devorando-a-un-hijo/?tx_gbgonline_pi1%5Bgocollectionids%5D=6&tx_gbgonline_pi1%5Bgosort%5D=d. Acesso em 26 de out. de 2020.
MUSEO NACIONAL DEL PRADO, Goya dedicada a Tampoco, gravura 36 de Los Desastres de la Guerra. 2019. Disponível em: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/tampoco/ ea76b5ed-b37d-4acc-ac95-e077d92e70bd. Acesso em 26 de out. de 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Gustavo Listo Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.