O iluminismo experimental da Grã-Bretanha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.230754Palavras-chave:
Iluminismo, razão, ciência, filosofiaResumo
Trata-se de apresentar um panorama geral do iluminismo, tal como ocorreu na Grã-Bretanha dezoitista. Ao longo do texto, esse movimento será mostrado não apenas no que diz respeito a seus aspectos filosóficos, mas também no que toca ao trabalho de cientistas e literatos em geral. O quadro que emergirá a partir daí será o de um período preocupado não apenas com a racionalidade, mas, também, com a inovação, pautada por um conhecimento de matizes fortemente experimentais. Serão apresentadas considerações não apenas acerca de autores e cientistas relevantes, mas, também, acerca da sociedade da época, e da maneira como a prática e as descobertas científicas e intelectuais se influenciavam mutuamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Penelope J. Corfield
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.