O discurso iconográfico como signo das Luzes: o frontispicio da Encyclopédie e a obra de Mestre Ataíde

Autores

  • Lilian Cristina Monteiro França UFS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.230757

Palavras-chave:

Mestre Ataíde, Iconografia, Iluminismo, Encyclopédie

Resumo

O pensamento Iluminista francês desenvolveu uma iconografia própria. Mestre Ataíde, um proeminente artista brasileiro do período colonial, possuía em sua biblioteca manuais de gravuras, incluindo pranchas da Encyclopédie. Uma análise comparativa da estrutura composicional e das linhas de força do Frontispício da Encyclopédie (Cochin, 1675) e das obras Ascensão de Cristo (1806) e Assunção da Virgem (1804), ambas de Mestre Ataíde, indica a possível presença de signos das Luzes em sua iconografia. Com base em tal premissa, espera-se contribuir com os estudos que relacionam as Luzes francesas ao Brasil no século XIX.

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Publicado

2024-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Monteiro França, L. C. (2024). O discurso iconográfico como signo das Luzes: o frontispicio da Encyclopédie e a obra de Mestre Ataíde. Discurso, 54(2), 58-77. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2024.230757