Notas sobre o método crítico de Gilda de Mello e Souza
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2005.62567Palavras-chave:
Gilda de Mello e Souxa, Método Crítico, Artes Plásticas, Experiência EstéticaResumo
Aliando a própria experiência perceptiva à arqueologia visual dos mestres da escola de Warburg, à prática indiciária dos connaisseurs e, principalmente, do mais conhecido deles, o médico italiano do século XIX, Giovanni Morelli - junto com um pouco de psicanálise e a técnica dos romances policiais -, Gilda de Mello e Souxa desenvolveu um "método" crítico inteiramente livre e original, que rendeu enormes frutos. Entre outras tantas coisas, foi ela a primeira a compreender o "caipirismo imanente" ou, mais exatamente, "a verdade dos gestos da nossa gente".Downloads
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Publicado
2005-10-03
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Arantes, O. B. F. (2005). Notas sobre o método crítico de Gilda de Mello e Souza. Discurso, 35, 11-28. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2005.62567