Políticas públicas de educação

Autores

  • Guiomar Namo de Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O documento discute as mudanças na demanda por educação provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, tanto do ponto de vista econômico como político-social. Apresenta dados que mostram que a repetência no ensino fundamental é bem maior do que indicam as estatísticas oficiais e discute as conseqüências perversas que a ineficiência da escola causa sobre os alunos individualmente e para a sociedade. Atribuindo essa ineficiência a um padrão caótico altamente centralizado da gestão, faz recomendações para mudar esse padrão no sentido de reforçar a autonomia da escola, estabelecer novas funções para os órgãos centrais da administração do ensino e implementar mecanismos de avalização e prestação de contas.

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Publicado

1991-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mello, G. N. de. (1991). Políticas públicas de educação . Estudos Avançados, 5(13), 7-47. https://revistas.usp.br/eav/article/view/8619