A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação

Autores/as

  • Celso João Ferretti Centro de Estudos Educação e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028

Palabras clave:

Reforma do Ensino Médio, Flexibilização curricular, Qualidade da educação

Resumen

O artigo aborda a reforma do Ensino Médio brasileiro, promovida, em 2017, pelo Ministério da Educação do governo Temer. Nessa perspectiva são discutidos criticamente os interesses políticos e econômicos contemplados, as disputas ideológicas presentes, os objetivos oficiais apresentados, tanto quanto os não expressos e a estrutura dessa etapa da Educação Básica, conferindo-se especial atenção à flexibilização curricular e à concepção de qualidade da educação em que se baseia. São considerados também os desdobramentos da reforma para os professores, assim como as relações entre ela e as demais promovidas pelo governo Temer.

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Biografía del autor/a

  • Celso João Ferretti, Centro de Estudos Educação e Sociedade

    é doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, editor associado da revista Educação & Sociedade, e membro da diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes)

Publicado

2018-12-10

Número

Sección

Ensino de Humanidades

Cómo citar

Ferretti, C. J. (2018). A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, 32(93), 25-42. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028