Ensino de História e seus conteúdos

Autores/as

  • Antonia Terra de Calazans Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180036

Palabras clave:

Ensino de História, Livro didático, História indígena, História afro- -brasileira

Resumen

A partir da consideração de que hoje em dia são muitas as solicitações do que os estudantes devem aprender no ensino de História na escola para dar conta das problemáticas contemporâneas, este artigo procura questionar quais foram as preocupações de outras épocas no ensino de História, fazendo o recorte de determinados temas, como a história dos povos indígena e afro-brasileiros. A intenção é apresentar, a partir de fontes disponíveis, sem esgotá-las, como a legislação e os livros didáticos, quais conteúdos estavam sendo ensinados, quais mudanças e permanência ocorreram em longa temporalidade, sem a pretensão de explorar, nesse momento, os contextos dos fundamentos de tais escolhas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Antonia Terra de Calazans Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais

    é professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCHUSP)

Publicado

2018-12-11

Número

Sección

Ensino de Humanidades

Cómo citar

Fernandes, A. T. de C. (2018). Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, 32(93), 151-173. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180036