Do aldeamento de Mboy à formação do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes (SP)
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.016Palabras clave:
Aldeamento, Companhia de Jesus, Patrimônio, Museu, Igreja de Nossa Senhora do RosárioResumen
A antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Embu das Artes (SP), é um dos mais importantes documentos artísticos e arquitetônicos remanescentes da atuação da Companhia de Jesus no Brasil colônia. O prédio e seu acervo foram tombados em 1938 pelo então recém-criado Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) e, apesar de sua relevância, ainda são poucos os trabalhos que se dedicaram à formação da localidade e do acervo da antiga igreja, hoje exposto no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, instalado no local. Este texto, portanto, pretende traçar brevemente o histórico de formação do aldeamento jesuítico de Mboy, enquanto um espaço de missão da Companhia de Jesus, e trazer alguns elementos importantes acerca da história de constituição e preservação deste patrimônio cultural ao longo do tempo.
Descargas
Referencias
ACTAS da Câmara da Cidade de S. Paulo (1730-1736). Publicação official do Archivo Municipal de S. Paulo. São Paulo: TypografiaPìratininga, 1915, v.X.
AMBROSIO, E. R. Presépio Napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de coleções internacionais: cenografia e expografia. Campinas, 2012. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.
ANDRADE, A. L. D. de. Nariz torcido de Lúcio costa. Sinopses [S.l.], n.18, 1992.
ANDRADE, M. de. Será o Benedito! – Artigos publicados no Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo. São Paulo: Educ; Giordano; Ag. Estado, 1992.
ARROYO, L. Nossa Senhora do Rosário do Embu (O Mboy das Lendas). In: Igrejas de São Paulo. Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1954.
CARVALHO, O. de S. Madre Odette: sua vida sua Obra (IX). Tribuna do Embu, julho 1969.
COUTINHO, P. M. Folha da Noite, quarta-feira, 2 de janeiro de 1957.
DOCUMENTOS interessantes para a História e Costumes de S. Paulo. São Paulo: Typ. Cardozo Filho & Comp., 1915, v.44.
DUARTE, P. Briguinha condena o convento do Embu. O Estado de S. Paulo, domingo, 12 de novembro de 1972.
FONSECA, M. Vida do Venerável Padre Belchior de Pontes. Lisboa: Publicado pela officina de Francisco da Silva, 1752. Reeditada pela Companhia Melhoramentos de São Paulo: Cayeiras: Rio de Janeiro, 1932.
GALVÃO, C. A. P. Oswaldo de Souza: o canto do nordeste. Rio de Janeiro: Funarte, 1988.
INVENTÁRIOS E TESTAMENTOS. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, v.24.
LEITE, A. S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Livraria Portugália, 1945, t.VI.
MARTINS, R. M. de A. Vestigios cifrados: Destrucción, dispersión y reconstitución del patrimonio jesuítico en los Estados de Río de Janeiro y São Paulo. H-ART, n.3, p.215-52, julio-diciembre 2018.
O ESTADO DE S. PAULO. Restaurado o antigo órgão do Convento de N. S. do Embu, quinta-feira, 1 de outubro de 1953.
SILVA, A. O aldeamento jesuítico de Mboy: administração temporal (séc. XVII-XVIII). São Paulo, 2018. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
TIRAPELI, P. Igrejas paulistas: barroco e rococó. São Paulo: Editora Unesp; Imprensa Oficial do Estado, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Angélica Brito Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.