Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil

Autores

  • Paulo César Soares Universidade Federal do Paraná; Departamento de Geologia

Palavras-chave:

Educação, Doutores, Ciência e tecnologia, Pesquisa aplicada, Pós- graduação, Sociedade

Resumo

O progresso científico brasileiro tem sido submetido a um processo de busca e avaliação por metas internacionais e tem alcançado resultados notáveis. O mesmo não acontece com o desenvolvimento tecnológico, nem tampouco com a educação. E, com notáveis exceções, o progresso científico não tem sido capaz de se traduzir em ganhos de competência e melhoria na qualidade de vida. Investigam-se os resultados alcançados e em C&T (ciência e tecnologia) e em formação de pesquisadore, diante da hipótese de que severas contradições entre o que se tem oferecido em termos de formação de pesquisadores e de resultados científicos e tecnológicos estão em conflito com as necessidades de uma sociedade que se esforça para alcançar patamares toleráveis e comparáveis a outras nações em termos de desenvolvimento compartilhado por todos. Conclui-se que, de fato, torna-se necessário um esforço maior da comunidade científica para tornar mais efetivos e pragmáticos, no novo ambiente socioeconômico, os resultados das pesquisas e da formação de pesquisadores, como meio de tornar a sociedade a maior beneficiária do conhecimento.

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Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Textos

Como Citar

Soares, P. C. (2018). Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil. Estudos Avançados, 32(92), 289-313. https://revistas.usp.br/eav/article/view/146452