Reflexões sobre o ensino de História

Autores/as

  • Circe Fernandes Bittencourt Pontificia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180035

Palabras clave:

Currículo, Ensino de História, Humanidades clássicas, Humanidades científicas

Resumen

O texto apresenta o percurso do ensino de História no Brasil a partir de sua inserção nos currículos das Humanidades propostas para uma educação escolar nos países católicos ocidentais. A trajetória da História como disciplina escolar é apresentada em meio aos confrontos sobre seus objetivos para a formação de uma elite política e econômica caracterizada por uma prática de exclusão dos diferentes grupos sociais dos sistemas de ensino dos séculos XIX ao XXI. O ensino de História é apresentado pelas determinações das políticas educacionais e práticas dos professores no processo de criação de conteúdos e métodos nos currículos das Humanidades clássicas ao científico pelo qual constituíram conceitos de História da Civilização, História Sagrada, História do Brasil, História das Sociedades.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Circe Fernandes Bittencourt, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

    é mestre e doutora em História Social pela USP, professora aposentada da Faculdade de Educação da USP, professora de Pós-graduação em Educação, História, Política, Sociedade da Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2018-12-11

Número

Sección

Ensino de Humanidades

Cómo citar

Bittencourt, C. F. (2018). Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, 32(93), 127-149. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180035