Avaliando o impacto das políticas educacionais em Sobral

Autores/as

  • Roberto Hsu Rocha Centro de Políticas Públicas (CPP)/Insper
  • Naercio Menezes-Filho Centro de Políticas Públicas (CPP)/Insper e Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Bruno Kawaoka Komatsu Centro de Políticas Públicas (CPP)/Insper

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea110189

Palabras clave:

educação básica, avaliação econômica, política pública

Resumen

Este artigo tem como objetivo avaliar o impacto de políticas educacionais adotadas no início dos anos 2000 sobre a qualidade do ensino no município de Sobral, no Estado do Ceará. Essas políticas reorganizaram o sistema educacional, sem incorrer em aumento expressivo dos gastos em educação. Utilizamos uma combinação do Propensity Score Matching e do método de diferenças em diferenças para estimar o impacto. Os resultados indicam efeitos positivos significativos no curto e no longo prazo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados para os anos finais do mesmo grau de ensino.

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Publicado

2018-12-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Rocha, R. H., Menezes-Filho, N., & Komatsu, B. K. (2018). Avaliando o impacto das políticas educacionais em Sobral. Economia Aplicada, 22(4), 5-30. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea110189