Análise longitudinal das escolhas ocupacionais dos jovens após o nível médio
DOI:
https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea158122Palabras clave:
concludentes de nível médio, dados longitudinais, ensino superior, mercado de trabalhoResumen
Este estudo busca contribuir com a literatura ao identificar os condicionantes das escolhas ocupacionais pelos jovens, após conclusão do ensino médio, até então, não abordado por outros autores. Além disso, diferentemente da maioria dos estudos sobre alocação de tempo entre estudo e trabalho, a análise é conduzida em nível longitudinal, após cruzamento de quatro bases de dados distintas. Os resultados permitiram concluir que: i) os jovens advindos de escolas públicas regulares e pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família apresentam maiores probabilidades de não ingressarem no ensino superior ou no mercado de trabalho formal; ii) os alunos que concluíramem escolas profissionalizantes apresentam características observáveis e não observáveis que favorecem o ingresso no ensino superior e/ou no mercado de trabalho.
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