Competição entre postos de gasolina em pequenos municípios brasileiros: uma análise a partir de um modelo de entrada empírico
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-80502013000400003Resumen
Usa-se um tradicional modelo empírico de entrada para investigar o grau de competição em mercados locais de postos de gasolina no Brasil. Mostra-se como o número de firmas nos mercados varia com mudanças na demanda e na competição com dados para 2.590 municípios considerados mercados isolados. Os resultados mostram alteração na conduta competitiva com o aumento no número de postos, sobretudo até a entrada do quinto posto. O modelo utilizado não requer dados de preços e, a partir de características dos mercados, tais como população e número de firmas, pode indicar se há um padrão geral de conduta anticompetitiva no varejo de combustíveis em pequenos municípios brasileiros.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-01
Número
Sección
Artículos
Cómo citar
Sampaio, R. M. B., & Sampaio, L. M. B. (2013). Competição entre postos de gasolina em pequenos municípios brasileiros: uma análise a partir de um modelo de entrada empírico . Economia Aplicada, 17(4), 579-598. https://doi.org/10.1590/S1413-80502013000400003