A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso

Autores

  • Carlos Alberto Primo Braga

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-535716n4capb

Resumo

A crescente inserção de empresas brasileiras na trama complexa das relações do comércio siderúrgico internacional tem estimulado interpretações antagônicas no que tange à dinâmica do processo em questão. Do ponto de vista dos países industrializados, a expansão é explicada por subsídios à produção doméstica de aço e à exportação. Do ponto de vista brasileiro, o dinamismo das exportações nacionais reflete a competitividade de uma indústria, que foi capaz de se localizar na fronteira tecnológica do setor. O presente trabalho analisa os fatores determinantes da oferta de exportação de laminados planos a partir da perspectiva de uma das maiores usinas siderúrgicas do país. Os resultados obtidos, com base em análises de regressão de séries de dados anuais e mensais, sugerem que as condições do mercado doméstico são o principal fator a influenciar as exportações. Fica também evidente que, muito embora preços relativos sejam importantes ao longo prazo, nao é possível explicar o desempenho desta empresa no mercado internacional com base apenas nos subsídios (inclusive os de crédito) à exportação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAUMANN, R. & BRAGA, H.C. O Sistema Brasileiro de Financiamento its Exportações. Séries Estudos de Política Industrial e Comércio Exterior nº 2, IPEA/INPES, 1985.

CARDOSO, E.A. Incentivos Exportações de Manufaturas: Série Histórica.

Revista Brasileirade Economia, 34(2), abr./jun. 1980.

CARDOSO, E.A. & DORNBUSH, R. Uma Equação para as Exportações Brasileiras de Produtos Manufaturados.

Revista Brasileira de Economia, 34(3), jul./set. 1980.

CARVALHO, J.L. & HADDAD, C.L.S. A Promoção de Exportações: A Experiência Brasileira até 1974. Revista Brasileira de Economia, 33(1), jan./mar. 1978.

IPEA/CEPAL. Relações Comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos. Brasília, Convênio IPEA/CEPAL, 1985.

MUSALEM, A.R. Política de Subsídios e Exportações de Manufaturados no Brasil. Revista Brasileira de Economia, 35(1), jan./mar. 1981.

PASTORE, A.C., SAVASINI, J.A.A. & ROSA, J.A. Quantificação dos Incentivos as Exportações. Rio de Janeiro, FUNCEX, 1978.

PRIMO BRAGA, C.A. Siderurgia: O Grande Desafio. Informações FIRE, nº 59, março de 1985, p. 7.

PRIMO BRAGA, C.A. Steel, Trade and Development: A Comparative Advantage Analysis with Special Reference to the Case of Brazil. Tese de Doutorado. University of Illinois, Urbana, 1984.

WORLD BANK. Brazil: Industrial Policies and Manufactured Exports. Washington, D.C., World Bank, 1981.

Downloads

Publicado

01-12-1986

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Braga, C. A. P. (1986). A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso. Estudos Econômicos (São Paulo), 16(Especial), 69-81. https://doi.org/10.1590/1980-535716n4capb