A oferta de exportações de produtos siderúrgicos brasileiros: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/1980-535716n4capbResumo
A crescente inserção de empresas brasileiras na trama complexa das relações do comércio siderúrgico internacional tem estimulado interpretações antagônicas no que tange à dinâmica do processo em questão. Do ponto de vista dos países industrializados, a expansão é explicada por subsídios à produção doméstica de aço e à exportação. Do ponto de vista brasileiro, o dinamismo das exportações nacionais reflete a competitividade de uma indústria, que foi capaz de se localizar na fronteira tecnológica do setor. O presente trabalho analisa os fatores determinantes da oferta de exportação de laminados planos a partir da perspectiva de uma das maiores usinas siderúrgicas do país. Os resultados obtidos, com base em análises de regressão de séries de dados anuais e mensais, sugerem que as condições do mercado doméstico são o principal fator a influenciar as exportações. Fica também evidente que, muito embora preços relativos sejam importantes ao longo prazo, nao é possível explicar o desempenho desta empresa no mercado internacional com base apenas nos subsídios (inclusive os de crédito) à exportação.
Downloads
Referências
BAUMANN, R. & BRAGA, H.C. O Sistema Brasileiro de Financiamento its Exportações. Séries Estudos de Política Industrial e Comércio Exterior nº 2, IPEA/INPES, 1985.
CARDOSO, E.A. Incentivos Exportações de Manufaturas: Série Histórica.
Revista Brasileirade Economia, 34(2), abr./jun. 1980.
CARDOSO, E.A. & DORNBUSH, R. Uma Equação para as Exportações Brasileiras de Produtos Manufaturados.
Revista Brasileira de Economia, 34(3), jul./set. 1980.
CARVALHO, J.L. & HADDAD, C.L.S. A Promoção de Exportações: A Experiência Brasileira até 1974. Revista Brasileira de Economia, 33(1), jan./mar. 1978.
IPEA/CEPAL. Relações Comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos. Brasília, Convênio IPEA/CEPAL, 1985.
MUSALEM, A.R. Política de Subsídios e Exportações de Manufaturados no Brasil. Revista Brasileira de Economia, 35(1), jan./mar. 1981.
PASTORE, A.C., SAVASINI, J.A.A. & ROSA, J.A. Quantificação dos Incentivos as Exportações. Rio de Janeiro, FUNCEX, 1978.
PRIMO BRAGA, C.A. Siderurgia: O Grande Desafio. Informações FIRE, nº 59, março de 1985, p. 7.
PRIMO BRAGA, C.A. Steel, Trade and Development: A Comparative Advantage Analysis with Special Reference to the Case of Brazil. Tese de Doutorado. University of Illinois, Urbana, 1984.
WORLD BANK. Brazil: Industrial Policies and Manufactured Exports. Washington, D.C., World Bank, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1986 Carlos Alberto Primo Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.