A família tosa e a construção de uma arte japonesa

Autores

  • Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i21p35-63

Palavras-chave:

pintura japonesa (yamato-e), pintura-mulher (onna-e), pintura chinesa (kara-e), pintura-homem (otoko-e), tópicas sazonais (shiki-e), pintura-pássaros-e-flores (kachôga), pintura-usos-e-costumes (füzoku-ga), poesia e narrativas japonesas.

Resumo

Estuda-se o engendramento de uma arte tipicamente japonesa após o contato com a China, através do estudo da pintura da família Tosa, suas tópicas sazonais e as tópicas poéticas a ela associadas. Compreende-se yamato-e, pintura japonesa, como arte em oposição a kara-e, a arte do continente (China). O caráter ornamental, a organização de famílias de pintura, sua transmissão de conhecimentos e a presença simultânea de palavra, caligrafia e pintura que associa literatura e arte são analisados em termos de uma tradição longeva na história da arte no Japão.

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Publicado

2001-07-10

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Cordaro, M. N. H. (2001). A família tosa e a construção de uma arte japonesa. Estudos Japoneses, 21, 35-63. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i21p35-63