A família tosa e a construção de uma arte japonesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i21p35-63Palavras-chave:
pintura japonesa (yamato-e), pintura-mulher (onna-e), pintura chinesa (kara-e), pintura-homem (otoko-e), tópicas sazonais (shiki-e), pintura-pássaros-e-flores (kachôga), pintura-usos-e-costumes (füzoku-ga), poesia e narrativas japonesas.Resumo
Estuda-se o engendramento de uma arte tipicamente japonesa após o contato com a China, através do estudo da pintura da família Tosa, suas tópicas sazonais e as tópicas poéticas a ela associadas. Compreende-se yamato-e, pintura japonesa, como arte em oposição a kara-e, a arte do continente (China). O caráter ornamental, a organização de famílias de pintura, sua transmissão de conhecimentos e a presença simultânea de palavra, caligrafia e pintura que associa literatura e arte são analisados em termos de uma tradição longeva na história da arte no Japão.Downloads
Downloads
Publicado
2001-07-10
Edição
Seção
não definida
Licença
Copyright (c) 2001 Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Cordaro, M. N. H. (2001). A família tosa e a construção de uma arte japonesa. Estudos Japoneses, 21, 35-63. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i21p35-63