A prática feminina na pintura erótica japonesa pré-moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/ej.v27i0.141793Palavras-chave:
período Edo, pintura e estampa erótica japonesa, brinquedos para adultos, masturbação, implementos afrodisíacos.Resumo
O presente artigo visa a mostrar alguns resultados sobre uma investigação em andamento acerca da representação da prática sexual feminina, em particular sobre a utilização de implementos substitutivos do falo masculino. Uma produção notável de afrodisíacos e objetos de prazer foi desenvolvida durante o período Edo (1603-1868), e sua representação nas pinturas e xilogravuras em folhas soltas ou em livros ilustrados encontra-se amalgamada em vários ambientes sociais e diferentes épocas históricas. A representação da masturbação feminina, embora seja mais numerosa em locais aos quais se veda o acesso masculino, também aparece nos centros das áreas de prazeres, onde, a priori, não deveriam faltar clientes e, surpreendentemente, também nos lares comuns de citadinos. Apresentar-se-ão algumas imagens selecionadas, retiradas de séries de obras de vários pintores do assim chamado ukiyo-e, no gênero shunga,“pintura-primavera”,com respectivas leituras traduzidas de seus textos inseridos, desde a estampa xilográfica em preto-ebranco, até a multicolorida.Downloads
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A prática feminina na pintura erótica japonesa pré-moderna. (2007). Estudos Japoneses, 27, 109-122. https://doi.org/10.11606/ej.v27i0.141793