Uma análise das representações de Havana em La fiesta vigilada de Antonio José Ponte

Autores

  • Paula de Carvalho Coelho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v2i1p65-76

Palavras-chave:

Revolução, Literatura, História, Espaço

Resumo

A ideia de se conceber a cidade como texto ou signo, que permite por meio da análise de seus espaços e de suas construções a leitura de sua história e a compreensão da sociedade que nela vive é uma noção que pode ser recuperada em trabalhos de intelectuais como Walter Benjamin como em seu inacabado projeto das Passagens (2006), e também em trabalhos mais recentes, como no ensaio “Os vazios de Berlim” (1999) do crítico literário Andreas Huyssen.

Com base neste conceito, propomos uma análise das representações de Havana desenvolvidas por Antonio José Ponte, no “romance” La fiesta vigilada (2007), com objetivo de investigar como os espaços da cidade no texto mencionado nos permitem associá-los com alguns eventos históricos transcorridos em Cuba durante a segunda metade do século XX.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula de Carvalho Coelho, Universidade de São Paulo

    Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana do Departamento de Letras Modernas

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. de Irene Aron. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

GUADALUPE SILVA, María. “Antonio José Ponte: el espacio como texto”. In. Revista Iberoamericana. América Latina – España – Portugal. Madri, N°53, 2014. Disponível em: <https://journals.iai.spk-berlin.de/index.php/iberoamericana/article/view/187/85>. Acesso em: 15 mai. 2015.

GREENE, Henry Graham. Nosso Homem em Havana. Trad. Brenno Silveira, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1972.

HUYSSEN, Andreas. “Os vazios de Berlim”. In. Seduzidos pela memória, Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

PONTE, Antonio José. La fiesta vigilada. Barcelona: Anagrama, 2007.

SARTRE, Jean Paul. Furacão sobre Cuba. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1961.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Edição

Seção

Anais das Jornadas

Como Citar

Uma análise das representações de Havana em La fiesta vigilada de Antonio José Ponte. (2017). Revista Entrecaminos, 2(1), 65-76. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v2i1p65-76