A cidade moderna na visão de Roberto Arlt
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v2i1p128-140Palavras-chave:
Cidade, Roberto Arlt, Buenos Aires, Crônica, ContoResumo
Este trabalho tem como objetivo estudar as visões da cidade moderna que se desdobram nas crônicas e nos contos de Roberto Arlt, produzidos entre os anos 1920 e 1930. Nestes textos está em foco a cidade de Buenos Aires, num período de intensas transformações políticas, econômicas e sociais provocadas pelos processos de modernização. O estudo das imagens deste novo espaço significa pensar as vanguardas latino-americanas como movimento artístico, embora heterogêneo, definido desde um lugar-comum, a cidade moderna.
Para isso, este estudo focalizará a relação entre crônica e conto, indicadora de uma mescla discursiva moderna que responde aos processos de modernização nos centros urbanos e de legitimação da literatura. A partir disto, voltamos à pergunta sobre a escrita literária no exercício de uma escrita híbrida e flexível que é a crônica moderna, especialmente, o importante papel da crônica na observação das novas experiências urbanas, num processo onde literatura e jornal se inter-relacionam na tentativa de representar a cidade.
Downloads
Referências
ARLT, Roberto. Arlt fundamental. 1ª ed. – Buenos Aires: Aguilar, Altea, Taurus, Alfaguara, 2010.
ARLT, Roberto. El Jorobadito y otros cuentos. 1ª.ed. Buenos Aires. Editorial Losada, S.A., 2006.
GELADO, Viviana. Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2006.
LANCELOTTI, Mario. De Poe a Kafka. Para una teoría del cuento. Buenos Aires: EUDEBA, 1968.
MORSE, Richard e HARDOY, Jorge Henrique, Cultura urbana latino-americana, Buenos Aires, 1985.
RAMOS, Julio, Desencontros da modernidade na América Latina: literatura e políti-ca no século 19. Trad. Rômulo Monte Alto, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
De mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.