Breves reflexões sobre os efeitos da perda de memória de uma amiga em "Desarticulaciones", de Sylvia Molloy
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p30-35Palavras-chave:
Memória, Esquecimento, Alzheimer, Desarticulaciones, Sylvia MolloyResumo
Em uma atualidade em que o exercício da memória é tão intenso, há produções literárias que criam e pensam a perda da memória, como a causada pelo Alzheimer. Em vista disso, proponho algumas reflexões sobre os efeitos do esquecimento em Desarticulaciones (2010), de Sylvia Molloy. Nesse texto, a narradora relata as visitas à ML., amiga que está com Alzheimer. A partir desses encontros e dos fragmentos de esquecimento que presencia, a voz narrativa constrói um relato sobre a desarticulação da memória da amiga que vai apagando as lembranças que com- partilham. Em vista disso, concluo que a narradora expressa especialmente a ausência, se concentra no que falta e evidencia o esquecimento para exibir os vazios da memória em decomposição da amiga enferma.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
Do mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.