Uma língua para falar com os mortos: uma leitura de “Kaddish”, de Tamara Kamenszain
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p86-95Palavras-chave:
poesia hispano-americana, poesia argentina, judaismoResumo
Publicado em 2003, El ghetto, de Tamara Kamenszain, marca uma inflexão na obra poética da escritora argentina. Após negar insistentemente o caráter autobiográfico de sua poesia, se mostra nessa obra menos relutante em admitir as bases autobiográficas de sua escrita. Em seu livro, a poeta aborda a experiência pessoal do luto pelo pai, no nome de quem se inscreve e a quem dedica esse seu trabalho. Para expressar sua ausência, se valerá da herança judaica deixada pelo pai, trabalhando com elementos, lugares e cenas do judaísmo que lhe permitem di- zer da perda paterna. Este ensaio, a partir da análise do poema “Kaddish” buscará refletir sobre algumas figurações do judaísmo no livro de Kamenszain, procurando compreender o uso feito pela poeta dessa tradição em seu livro.
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Referências
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