El siglo de las luces, marco da narrativa neobarroca
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v5i1p82-93Palavras-chave:
El siglo de las luces, Neobarroco, Alejo CarpentierResumo
Em El siglo de las luces, o livro mais celebrado do escritor cubano Alejo Carpentier, entra em cena o ideário do século XVIII, e se discute em paralelo à narrativa literária propriamente dita, questões como o avanço histórico, a utopia e a revolução. Buscamos, neste artigo, abordar os pressupostos teóricos do neobarroco hispano-americano, tendo este livro como elemento simbólico e marco narrativo desta releitura do barroco do século XVII. Para tanto, parte-se da reconfiguração da imagem do Continente operada pela via literária, em uma mirada pós-colonialista. Carpentier é um dos artífices do movimento literário hispano-americano nominado Neobarroco – engendrado nas páginas dos escritores do continente na segunda metade do século XX – concomitantemente ao despertar conceitual e narrativo do movimento.
Downloads
Referências
ÁVILA, A. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CALABRESE, O. La Era Neobarroca. Madrid: Cátedra, 1999.
CAMPOS, H. de. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: FCJA, 1989.
CAMPOS, H. de. A obra de arte aberta. Diário de S. Paulo em 3/7/1955. Disponível em: <https://moisesnascimentoblog.files.wordpress.com/2016/08/a-obra-de-arte-aberta.pdf>. Último acesso em 30/02/2020.
CARPENTIER. A. El siglo de las luces. Barcelona: Seix Barral, 1985.
CARPENTIER, A. A. Letras y Hombres de la Venezuela. Ciudad de México: Fondo de Cultura Economica, 1948.
CARPENTIER, A. A. "Problemática de la actual novela latinoamericana", In: Tientos y diferencias. Habana: Instituto Cubano del Libro, 1974.
CHIAMPI, I. Barroco e modernidade. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1998.
DELEUZE, G.. A dobra: Leibniz e o barroco. São Paulo: Papirus,1991.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 2010.
ESCOSTEGUY, A.C. Estudios sobre las culturas contemporáneas. Epoca II. Vol. VIII Nº 15. Colima, Junio 2002, pp. 35-55.
FUENTES, C. O espelho enterrado. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
FUENTES, C. C. La nueva novela hispanoamericana. México: Editorial Joaquín Mortiz, 1972.
HANSEN, João Adolfo. Barroco, neobarroco e outras ruínas. Teresa, (2), pp. 10-67, 2001. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116560> Último acesso em 20/02/2021.
HATZFELD, H. Estudios sobre el barroco. Madrid: Editorial Gredos, 1973.
JOZEF, B. História da literatura hispano-americana. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, R. Alejo Carpentier: el peregrino en su patria. Madrid: Gredos, 2004.
LABRIOLA, R. Neobarroco na América Latina, teoria literária e incômodo epistemológico. Eutomia 1 (02), 2008, pp. 162-173.
LEZAMA LIMA, J. La curiosidad barroca. In: La expressión americana. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
PAZ, O. Alrededores de la literatura hispanoamericana. In: In/Mediaciones. 2. ed. Barcelona: Editorial Seix Barral, 1981. pp. 25-37.
SARDUY, S. El Barroco y el neobarroco. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2011.
UREÑA, P.H. Las corrientes literarias en la América Hispánica. México: FCE, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Entrecaminos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
Do mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.