Entre criação e realidade: as Espanhas de Semprún em Vinte anos e um dia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v5i1p154-164Palavras-chave:
Vinte anos e um dia, guerra civil espanhola, literatura, história, franquismoResumo
O livro Vinte anos e um dia, publicado pela primeira vez em 2001 e escrito pelo espanhol Jorge Semprún, perpassa três momentos da história contemporânea espanhola: 1936, 1956 e 1985. Nesse sentido, a obra tem grande parte de sua narrativa inserida no contexto da guerra civil espanhola, ocorrida entre os anos de 1936 e 1939, e no desenrolar do governo de Francisco Franco. O presente trabalho propõe-se, primeiramente, a apresentar uma breve síntese do enredo e analisar sua construção narrativa, minuciando as características atribuídas a cada personagem e seus possíveis significados, para, em seguida, identificar no discurso ficcional a fina linha que separa, nesta obra, criação e realidade, sobretudo sabendo-se que o enredo bebe de uma significativa carga autobiográfica. Por fim, tratando-se de um romance histórico, colocar-se-á em discussão as questões envolvendo memória e esquecimento, tão presentes ao longo da trama, buscando entender, a partir do conhecimento das conjunturas histórico-culturais da sociedade espanhola à época, as motivações e intencionalidades do autor ao tratar de tais temas.
Downloads
Referências
ACKELSBERG, Martha A. Mulheres Livres: a luta pela emancipação feminina e a Guerra Civil Espanhola. São Paulo: Elefante, 2019.
BEEVOR, Antony. A batalha pela Espanha: A Guerra Civil Espanhola. Rio de Janeiro: Record, 2007. pp. 547-589
GARCÍA, Miguel A. P. “O pensamento antiliberal espanhol: intelectuais e políticos antiliberais na Espanha do primeiro terço do século XX”. In: LIMONCIC, Flávio & MARTINHO, Francisco Carlos Palomanes (organizadores). Os intelectuais do antiliberalismo: projetos e políticas para outras modernidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. pp. 439-476.
GENTILESCHI, Artemisia. Judite e Holofernes. 1620. Pintura, óleo sobre tela, 158,8cm x 125,5cm. Disponível em: <https://www.wikiart.org/pt/artemisia-gentileschi/judite-decapitando-holofernes-1620> . Acesso em: 4 jan. 2021.
HUMLEBÆK, Carsten. “Atitudes partidárias e passado autoritário na democracia espanhola”. In: MARTINHO, Francisco C. P. & PINTO, António Costa (organizadores). O passado que não passa: a sombra das ditaduras na Europa do Sul e na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. pp.159-186
SÁNCHEZ RÉCIO, Glicério. “Uniformismo político e diversidade ideológica no regime franquista”. In: LIMONCIC, Flávio & MARTINHO, Francisco Carlos Palomanes (organizadores). Os intelectuais do antiliberalismo: projetos e políticas para outras modernidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. pp. 479-501.
SEMPRÚN, Jorge. Vinte anos e um dia. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Entrecaminos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
Do mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.