Corpo e teatro para a compreensão de uma língua: experiência pedagógica de ensino do espanhol desde as artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v5i1p198-215Palavras-chave:
Linguagem, Corporeidade, Convívio Teatral, Ensino de línguasResumo
Aprender uma segunda língua é um desafio para cada sujeito, pois a limitante é a resistência cognitiva ao enfrentar as estruturas gramaticais e linguísticas, assim como a capacidade para reagir ante as novas situações cotidianas de maneira natural. Existem diferentes metodologias didáticas e pedagógicas desde as artes cênicas que facilitam este processo de aprendizagem. O objetivo fundamental nesta pesquisa é focado na revisão dos conceitos de Corporeidade e Convívio teatral em uma experiência específica na Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu, desde aplicação de jogos, leituras dramáticas e dramatizações. A metodologia baseada em técnicas teatrais de improvisação e jogos levou a cada participante experimentar as noções de contato e proximidade com os outros membros do grupo, permitindo que seus corpos receberam os estímulos de outra cultura inicialmente desde a memorização do texto, passando pela sequência coreográfica, a improvisação, e, finalizando na capacidade de resposta de frases e elementos próprios da outra língua. Os corpos assumiram novas configurações culturais que ajudaram como ferramenta para compreender a outra língua desde esse encontro com obras e historias dramatizadas. Em conclusão, entendemos que o teatro fornece técnicas lúdicas e sensoriais para que a experiência cognitiva seja muito mais eficaz permitindo ao corpo interagir em outros contextos culturais.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. La canoa de papel. Centro dramático nacional. Caracas. 1992.
CYRULNIK, Boris. Del gesto a la palabra. La etología de la comunicación en los seres vivos. Barcelona: Gedisa. 2004.
COUTINHO, Carlos Nelson. O Estruturalismo e miséria da Razão. 2° edição. São Paulo: Expressão Popular, 2010. 288 pp.
DUBATTI, Jorge. Introducción a los Estudios Teatrales. 2011. México: Libros de Godot, p. 161.
DUBATTI, Jorge. Filosofía del Teatro I. Convivio, Experiencia, Subjetividad. Buenos Aires: ATUEL. 2007, p. 223.
CASTILLO, José. OFELIAS. Texto inédito. 2018.
FUENMAYOR, Víctor. El cuerpo en los bordes El cuerpo en la escena y la escena del cuerpo. Revista Bordes N°2 año: 2011. Texto en línea:
http://erevistas.saber.ula.ve/index.php/bordes/article/view/4937/6539 acceso: 05 de dezembro 2021.
FUENMAYOR, Víctor. Corporeidad, semiosis y memoria. Revista Situarte. Volumen 5, nº 9 (2010). Disponible en: http://produccioncientificaluz.org/index.php/situarte/article/view/15997/15970 acceso: 05 de dezembro 2021.
FUENMAYOR, Víctor. El cuerpo en los bordes El cuerpo en la escena y la escena del cuerpo. Revista Bordes N°2 año: 2011. Texto en línea: erevistas.saber.ula.ve/index.php/bordes/article/view/4937/6539 acceso: 08 de dezembro 2021
FUENMAYOR, Víctor. El Cuerpo de la Obra. Maracaibo: Universidad del Zulia. 2007, p. 485.
GEIROLA, Gustavo. Teatro: vida, sentidos y presencialidad. Conjeturas a propósito de la pandemia. Argus-a ISSN 1853 9904 Artes & Humanidades Vol. XI Ed. Nº 42 Gustavo Geirola Diciembre 2021. Texto online: https://www.argus-a.com/publicacion/1607-teatro-vida-sentidos-y-presencialidad-conjeturas-a-proposito-de-la-pandemia.html aceso 20 de janeiro 2022.
HALL, Edward T. Más allá de la cultura. Editorial Gustavo Gili S.A. Barcelona. 1978
LACAN, Jacques, Seminário, livro 18: de um discurso que não fosse semblante, texto estabelecido por Jacques-Alain Miller; tradução Vera Ribeiro; versão final Nora Pessoa Gonçalves; prepara- ção de texto André Telles. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera. Semiótica de la cultura y del texto. Selección y traducción del ruso por Desiderio Navarro. Madrid. Ediciones Cátedra. 1996, p. 174.
MATURANA, Humberto y VARELA, Francisco. De Máquinas y Seres Vivos. Autopoiesis: la organización de lo vivo. Santiago de Chile: Lumen. 1974.
OTT, Gstavo. Passport. Texto online: https://www.gustavoott.com/arc/obrasEs/6_passport-i21r.pdf aceso 18 de fevereiro 2022.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de lingüística general. Edición crítica preparada por Tullio de Mauro. Paris: Payot. 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Entrecaminos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
Do mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.