Corpo e teatro para a compreensão de uma língua: experiência pedagógica de ensino do espanhol desde as artes cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v5i1p198-215

Palavras-chave:

Linguagem, Corporeidade, Convívio Teatral, Ensino de línguas

Resumo

Aprender uma segunda língua é um desafio para cada sujeito, pois a limitante é a resistência cognitiva ao enfrentar as estruturas gramaticais e linguísticas, assim como a capacidade para reagir ante as novas situações cotidianas de maneira natural. Existem diferentes metodologias didáticas e pedagógicas desde as artes cênicas que facilitam este processo de aprendizagem. O objetivo fundamental nesta pesquisa é focado na revisão dos conceitos de Corporeidade e Convívio teatral em uma experiência específica na Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu, desde aplicação de jogos, leituras dramáticas e dramatizações. A metodologia baseada em técnicas teatrais de improvisação e jogos levou a cada participante experimentar as noções de contato e proximidade com os outros membros do grupo, permitindo que seus corpos receberam os estímulos de outra cultura inicialmente desde a memorização do texto, passando pela sequência coreográfica, a improvisação, e, finalizando na capacidade de resposta de frases e elementos próprios da outra língua. Os corpos assumiram novas configurações culturais que ajudaram como ferramenta para compreender a outra língua desde esse encontro com obras e historias dramatizadas. Em conclusão, entendemos que o teatro fornece técnicas lúdicas e sensoriais para que a experiência cognitiva seja muito mais eficaz permitindo ao corpo interagir em outros contextos culturais.

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Biografia do Autor

  • Jose Ramon Castillo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Diretor de Teatro, dramaturgo e docente. Bolsista Cnpq no PPG Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) 2021-2023.Diretor da Companhia Entre Fronteiras Teatro (Brasil) desde 2019. Fundador e diretor da Companhia El Incinerador Teatro (Venezuela) desde 2006. Mestre em Literatura Comparada da UNILA (Brasil), Mestre em Literatura Latino-americana e do Caribe da ULA (Venezuela). Fundador do Grupo de pesquisas Proyecto Fronteras: Teatro em las Fronteras (Venezuela-México). Sua linha de pesquisa é sobre Corporeidades, Teatro e Arte na Fronteira Latino-americana. Atualmente mora em Foz do Iguaçu (Brasil).

  • Cleiser Schenatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – área de concentração em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE – Campus de Cascavel. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu.

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Publicado

2025-07-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Castillo, J. R., & Schenatto, C. (2025). Corpo e teatro para a compreensão de uma língua: experiência pedagógica de ensino do espanhol desde as artes cênicas. Revista Entrecaminos, 5(1), 198-215. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v5i1p198-215