Paixão, ciúmes, humilhação: a escrita das emoções em “La intrusa”, de Jorge Luis Borges
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v5i1p236-250Palavras-chave:
Jorge Luis Borges, literatura argentina, conto, realismo, psicologia, El informe de BrodieResumo
Embora inicialmente avesso à abordagem psicológica da ficção que marcou a literatura do início do século xx, Jorge Luis Borges gradualmente incorporou à sua obra personagens dotados de um aprofundamento psicológico notável. A partir de El aleph (1949), em parte de seus contos, a subjetividade dos protagonistas passa a ser um elemento fundamental da construção da trama, tão concreto quanto o tempo ou o espaço da ação. Este artigo analisa o tratamento literário dessa subjetividade no conto “La intrusa”, de El informe de Brodie (1970). Argumenta-se que Borges utiliza uma combinação de descrição direta e indireta das emoções dos personagens, de modo a potencializar seu efeito sugestivo, e que a própria premissa do conto é psicológica, uma vez que a ação da história decorre de contradições interiores aos personagens.
Downloads
Referências
ARRIGUCCI JR., Davi. Borges ou do conto filosófico. In: ARRIGUCCI JR., Davi. Outros achados e perdidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 278-288.
BÍBLIA. Segundo livro de Samuel. In: Bíblia de Jerusalém. Trad. Jorge Cesar Mota. São Paulo: Paulus, 2002, p. 432-506.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas (1923-1972). 14. ed. Buenos Aires: Emecé, 1974.
BORGES, Jorge Luis. Prólogo. In: BIOY CASARES, Adolfo. La invención de Morel. Buenos Aires: Emecé, 1978, p. 11-15.
BORGES, Jorge Luis. Cuentos completos. 2. ed. Buenos Aires: Sudamericana, 2016.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; ALMEIDA PRADO, Décio & SALLES GOMES, Paulo Emílio. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014, p. 51-80.
MOLLOY, Sylvia. Las letras de Borges y otros ensayos. Rosario: Beatriz Viterbo, 1999.
SARLO, Beatriz. La literatura de crímenes. In: SARLO, Beatriz. Escritos de literatura argentina. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2019, p. 187-200.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Entrecaminos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
Do mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.