Da zamacueca à cueca sola: sujeitos políticos na cultura popular latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p190-202Palavras-chave:
Cultura popular, América Latina, CuecaResumo
Tradicionalmente dançada por um casal (pareja) – uma de suas marcas mais tradicionais –, a cueca é um estilo de música e dança que se tornou uma das forças poéticas mais populares no Chile. Expressão folclórica cujas origens remontam ao século XVIII, a cueca também se caracteriza por ser uma manifestação cultural tipicamente ligada ao campesinato. Este trabalho apresenta uma breve história da cueca, com foco em suas principais variações históricas e nas interpretações políticas e sociais. O objetivo é analisar o aspecto político dessa manifestação popular e a relevância do seu caráter poético como modo de organização coletiva de sujeitos políticos. O argumento central do trabalho se baseia na noção de que a cueca possui, como muitas outras manifestações da cultura popular, uma energia caótica e um carácter disruptivo cuja apreensão pelo poder nem sempre pode ser realizada de maneira pacífica ou completa.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
Do mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.