As tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional: uma proposta para o ensino de E/LE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v5i1p113-130Palavras-chave:
Uso das TICs, Ensino de língua espanhola, Formação de professoresResumo
O presente trabalho visa a apresentar uma sugestão de projeto de ensino de E/LE, para a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no contexto educacional. São expostos os principais pressupostos teóricos que exploram o tema relacionado com este trabalho, traçando um panorama das concepções pertinentes à realização de um projeto educacional. Esta pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, a qual realiza uma análise do objeto de estudo – neste caso, uma prática modelar – sendo ponderado a partir de teorias que capacitam o olhar do pesquisador a interpretar os fenômenos sociais inseridos em determinados contextos. A atividade proposta consiste na criação de um fórum de discussão online com o objetivo de avaliar o aprendizado de alunos de um curso de licenciatura em espanhol e sua capacidade de construção de conhecimento de forma colaborativa. Ao fim do fórum, espera-se que os conteúdos trabalhados tenham sido revisados e, os alunos, como futuros professores, tenham apreendido ferramentas para utilizarem em sua prática pedagógica tanto em sala de aula presencial quanto virtual. Com esta proposta de prática modelar objetiva-se efetivar a implementação da cultura da informática no contexto educativo atual e aprimorar o ensino de E/LE por meio da utilização dessas ferramentas. Os resultados são possibilidades suscitadas pelo grupo durante a realização da atividade, expressando inúmeros e diversos olhares sobre o assunto. Deste modo, este projeto de ensino de E/LE se apresenta como um recurso facilitador ao processo de mudanças na educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema: Rio Claro, Ano 21, nº 29, p. 99-129, 2008.
ALVES, J. M. O: Quadro europeu comum de referência para as Línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Asa, 2001.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
LABRUNIE, M. G. L. TICs na Escola: Uma tipologia sobre as práticas. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. Disponível em: www.lab-duimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/e7marlab.pdf. Acesso em: 22 dez. 2008.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MORAN, J. Inovações pedagógicas na educação superior presencial e a distância. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21ª Ed. Editora Papirus, São Paulo: 2013
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia – Departamento de Computação/FCET/PUC-SP. v. 2, n. 1 (2010): Interatividade, tecnologias interativas e aprendizagem. ISSN 2176-7998
SILVA, M. Educação Presencial e Online: Sugestões de Interatividade na Cibercultura. ABCiber, São Paulo: 2009. Disponível em: http://abciber.org.br/publicacoes/livro1/textos/educacao-presencial-e-online-sugestoes-de-interatividade-na-cibercultura/. Acesso em: 13 nov. 2015.
VALENTE, J. A. Diferentes abordagens de educação a distância. Campinas: NIED/UNICAMP, 1999. Disponível em: http://www.proinfo.gov.br/upload/biblioteca/195.pdf. Acesso em: 13 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Entrecaminos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao enviar qualquer trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) se compromete(m) com a originalidade, se responsabilizando por qualquer litígio que surja desta publicação, assim como pela utilização de imagens, citações, transcrições e referências em seu texto, eximindo a Revista Entrecaminos e sua Comissão Editorial de qualquer responsabilidade sobre seu conteúdo.
Do mesmo modo, com o envio de material para publicação, o(s) autor(es) cede(m) seus direitos à revista; entretanto, a Revista Entrecaminos autoriza publicações do texto em outros meios, seja de forma parcial ou total, desde que se faça referência à publicação original.
Ao enviar seu trabalho, portanto, o(s) autor(es) manifesta(m) sua conformidade con la política editorial da revista e as presentes condições.