Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux

Autores

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Veranilda Mota Campos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002001

Palavras-chave:

Teoria freireana, Pedagogia crítica, Democratização da educação

Resumo

Paulo Freire e Henry Giroux, autores de teorizações densas e originais, referências para a educação ao longo de décadas, ressignificam conceitos para tonificar a Pedagogia Crítica e sedimentar relações democráticas no ato educativo. No contexto do centenário de Paulo Freire, a presente entrevista proporciona o encontro entre esses dois grandes intelectuais, atados por uma afinidade epistemológica nutrida por uma longa e sólida amizade. Mediante memórias e olhares interpretativos a respeito da teoria freireana, Giroux reconhece a importância do legado de Paulo Freire e reafirma a relevância política e pedagógica de sua teoria como dimensão crucial para a democratização da escola e da sociedade.

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Henry Giroux – foto do acervo pessoal.

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Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e202147002001. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002001