A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial?

Autores

  • Amanda Costa Camizão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patricia Santos Conde Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165

Palavras-chave:

Educação especial, Pandemia, Ensino remoto, Inclusão escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de implementação do ensino remoto com vistas à garantia do atendimento educacional especializado aos estudantes público-alvo da educação especial em tempo de pandemia da covid-19. Organiza-se com base nas experiências de duas docentes de dois municípios do Estado do Espírito Santo (ES). É um estudo documental, pois utiliza os registros produzidos pelas Secretarias de Educação. Diante da implementação do ensino remoto, surgiram alguns questionamentos, como: Por que as aulas precisam voltar? Quais as condições concretas de trabalho oferecidas aos professores da educação especial para a realização do ensino remoto? Como os municípios se organizaram para garantir o direito à educação do público-alvo da educação especial? Será que essas condições estão sustentando um trabalho inclusivo no contexto de pandemia? A produção e análise dos dados mostraram as possibilidades e limitações da implementação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, conforme orienta a política nacional de educação especial vigente. O estudo concluiu que a proposta de educação especial dos municípios não corresponde diretamente à proposta inclusiva prevista nas orientações anteriores ao período de pandemia. Se a proposta era estabelecer vínculos, os objetivos foram alcançados, mas, se ela se estende ao comprometimento com a aprendizagem e o desenvolvimento desses sujeitos, está bem longe de ser atingida.

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Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial?. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e245165. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165